Dica do Profissional de Pedagogia

O perfil profissional do pedagogo, nos dias de hoje, exige uma formação diferenciada, onde, além de buscar novas metodologias e técnicas para a formação cognitiva e social do educando, assim como orientar os docentes em seu exercício, é saber administrar e acompanhar as mudanças e avanços que vem ocorrendo na área educacional para tomar suas decisões sobre o quê, como, porque e quando realizar as intervenções.

O profissional deve preocupar-se também com as questões do cotidiano escolar, ambiental e social. Para atuar como pedagogo numa Instituição de Ensino e/ou ambiente que envolva o ato de exercer a Pedagogia é necessário conhecimento das áreas como educacionais, sociais, filosóficas, recursos humanos, comunicação, etc. E, além de orientar e coordenar, é preciso saber promover propostas que contribuam para a valorização da educação, relacionar-se cada vez melhor com os docentes, discentes, familiares e sociedade, de modo a contribuir para o bem estar da sociedade em suas expectativas.

As políticas de qualificação docente imprimem um ritmo acelerado neste processo de formação de profissionais. O Projeto Pedagógico que ora se apresenta objetiva o desenvolvimento de um conjunto de ações que contemplam a definição e identidade do Curso, bem como reflexões e proposições que consideram seu estágio de implantação curricular e extracurricular, num cenário que contempla ações que dimensionam o Curso no âmbito regional e o significado que ocupa como um dos espaços privilegiados de formação de profissionais que atuam e irão atuar nas redes públicas e particulares.